Pelos caminhos da histórica Estrada Real, seja em uma caminhada ecológica, passeios a cavalo, de carro ou bicicleta, a 35km do centro de Mariana é possível chegar ao pequeno povoado conhecido como Santa Rita Durão.
O distrito nasceu diante da busca por minas de ouro pelos grandes grupos que invadiram o sertão das Minas Gerais no século XVIII. A busca, quase que fracassada por ouro, rendeu ao distrito a primeira denominação de “Inficionado” por volta de 1702. O termo, variante da palavra “Infeccionado”, era devido o pouco ouro e de baixo teor encontrado nas águas do curso d’água local.
A aventura em conhecer a localidade permite encher os olhos com belezas da história mineira e grandes paisagens naturais, e lhe permite transitar pelas páginas poéticas de escrita pelo frei Santa Rita Durão, natural do distrito e nascido em 1720. O frei Santa Rita Durão se tornou pioneiro da Literatura Brasileira de um dos maiores poemas épicos brasileiros, o “Caramuru”.
Distância da Sede
35 km
Via de Acesso
Pode-se chegar até o distrito através da Estrada Real, que passa por Camargos e Bento Rodrigues, ou pela MG-129, rodovia que liga Mariana a Santa Bárbara. O trajeto é bem sinalizado. Aconselhamos ir por uma estrada e voltar por outra. Santa Rita Durão possui transporte regular para Mariana e Santa Bárbara três vezes ao dia.
Subdistritos
Alegria; Bento Rodrigue
Fonte das Informações
Prefeitura Municipal de Mariana
http://www.mariana.mg.gov.br/distritos/santa-rita-durao